segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cananéia debate desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica

Um grupo de comunitários e técnicos das RDS amazônicas de Mamirauá, Rio Amapá , Uacari e Uatumã está hoje (8/6) reunido com moradores tradicionais de Cananéia para debater modelos de desenvolvimento sustentável. O grupo amazônico realiza durante toda a semana uma série de visitas a cinco comunidades integrantes do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (SP), localizadas em Peruíbe, Iguape, Registro, Barra do Turvo e Cananéia para relatar sua experiência acumulada em quase 20 anos de existência das UCs amazônicas às comunidades que no litoral paulista lutam para que famílias de população tradicional possam continuar vivendo na mata.

Amanhã (9/6), o grupo estará em Barra do Turvo, no Quilombo Ribeirão Grande, às 9 horas, para promover idêntico debate com a população tradicional local (programação completa abaixo).

Após a visitação às comunidades, o grupo amazônico participará do seminário “Gestão Participativa em Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Integração dos Povos da Amazônia e Mata Atlântica”, a se realizar dia 16 de junho, às 14 horas, no plenário Teotônio Vilela, da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Escola Superior de Agricultura (Esalq), da Universidade de São Paulo.

Toda a programação é realizada pela União dos Moradores da Juréia (UMJ), entidade que reúne cerca de 2000 pessoas pertencentes às mais de 300 famílias que viviam na Estação Ecológica Juréia-Itatins. A comunidade já atingiu parte de seus objetivos de revisão da política ambiental paulista com a criação em 2006 da lei 12.406, que instituiu o Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins e a criação das RDSs de Barra do Una e do Despraiado, que permitem a presença de algumas famílias em suas terras ancestrais, admitindo a realização de projetos de desenvolvimento sustentável. A UMJ luta, ainda, para que o governo paulista encontre soluções para que outras famílias de população tradicional possam continuar vivendo na mata.

PROGRAMAÇÃO
08/06 - oficina Cananéia (Resex Mandira) 09hs
09/06 - oficina Barra do Turvo (Quilombo Ribeirão Grande) 09hs
10/06 - oficina Iguape (RDS Despraiado) 09hs
11/06 - oficina Pedro de Toledo (Câmara Municipal) 09hs
12/06 - oficina Peruibe (Núcleo do Parque Estadual do Itinguçu) 09hs
13/06 - oficina Iguape (Centro Comunitário Barra do Ribeira) 09hs
15/06 - plenária Iguape (Câmara Municipal) 09hs
15/06 - plenária Registro (Centro de Convenções KKKK) 16hs



Nenhum comentário:

Postar um comentário