domingo, 7 de junho de 2009

Seminário discute permanência de populações tradicionais na Mata Atlântica

Foto Gaia Expedições
Construir um novo modelo de gestão ambiental para o Estado, no qual o homem seja aceito como parte integrante e presença fundamental no manejo e conservação da natureza. Esse é o objetivo final do seminário “Gestão Participativa em Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Integração dos Povos da Amazônia e Mata Atlântica”, a se realizar dia 16 de junho, às 14 horas, no plenário Teotônio Vilela, da ALESP – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O seminário contará com representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo e com comunitários e técnicos das RDS amazônicas de Mamirauá, Rio Amapá, Uacari e Uatumã, que vão relatar suas bem-sucedidas experiências com a exploração sustentável em áreas de preservação pelas populações tradicionais.

O evento é realizado pela União dos Moradores da Juréia (UMJ), entidade que reúne cerca de 2000 pessoas pertencentes às mais de 300 famílias que viviam na Estação Ecológica Juréia-Itatins. A comunidade já atingiu parte de seus objetivos de revisão da política ambiental paulista com a criação em 2006 da lei 12.406, que instituiu o Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins e a criação das RDSs de Barra do Una e do Despraiado, que permitem a presença de algumas famílias em suas terras ancestrais, admitindo a realização de projetos de desenvolvimento sustentável. Segundo o presidente da UMJ, Dauro Marcos do Prado, a entidade, agora, quer que o governo paulista encontre soluções para que outras famílias de população tradicional possam continuar vivendo na mata.

Os comunitários e técnicos da Amazônia terão uma extensa programação prévia ao seminário que inclui visitação a cinco comunidades integrantes do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (SP), localizadas em Peruíbe, Iguape, Registro, Barra do Turvo e Cananéia.

Serviço:
Evento: seminário “Gestão Participativa em Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Integração dos Povos da Amazônia e Mata Atlântica”,
Data: 16 de junho
Horário: 14 horas
Local: plenário Teotônio Vilela –Assembléia Legislativa de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário